INSTITUTO BIOSEGREDO

Minha foto
O Instituto busca ensinar o individuo a viver melhor, com alegria, motivação e com padrões mentais capazes e gerar mais segurança e confiança em si mesmo. Um lugar para encontros e reencontros de amigos e descobertas que despertarão o verdadeiro signicado da palavra VIDA.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

TEMPO = VIDA


QUEM PERDE TEMPO, PERDE VIDA
Você já viu a expressão "Não tenho tempo"?
Agora transforme a mesma expressão 'TEMPO' para 'VIDA'.
O que aconteceu? Viu que o tempo não passa, quem passa é a gente?
A importância de juntar tijolinho por tijolinho para reconstruir nossa vida, está na ação que começa agora, nesse exato instante.
Você é capaz de dizer o que pretende ser daqui a 10 anos?

Não basta só desejar alguma coisa. É necessário mostrar nosso projeto para o Universo dizendo onde estamos e aonde queremos ser/chegar daqui a 10 anos, pois o 'tempo', salvo a nós mesmos, não mudará absolutamente nada. Quando escrevemos nossos sonhos, estamos decretando para o Universo o mapa que iremos seguir até alcançá-los, porquanto eles já foram construídos em nossa mente futura. Só falta agora colocar tijolos para alicerçar o instante presente.
Muita gente confunde sonhos com desejos. Sonho para mim tem um significado, uma utilidade, algo que possa servir ao próximo ou ao mundo. Confunde porque a vida enxerga e lê as nossas frases, não do jeito que as escrevemos realmente, mas do jeito que pensamos subjetivamente.
"Desejo ser médico porque é uma profissão honrada e ganha-se muito dinheiro";
"Desejo ser juiz de direito para ter estabilidade e dinheiro";

"Desejo ser funcionário público para ter estabilidade no emprego e um salário garantido".
Todos são desejos que podem até ser concretizados, entretanto estão longe de representar o verdadeiro significado de realização pessoal e profissional. Enquanto pensarmos só no dinheiro, a chance de decepcionarmos no futuro é grande, quando percebermos que nos transformamos em profissionais medíocres.

Você quer ser médico, mas não imagina que vai estudar 8 ou 10 anos para realmente exercer a profissão com maestria, virar noites em hospitais, e, depois, atender pacientes em seu consultório até tarde da noite, em detrimento do convívio com a família.
Você quer ser juiz de direito para ter estabilidade, mas começa a se preocupar mais tarde ao perceber que está levando carrinhos cheios de processos para despachar em casa porque tem uma Corregedoria pegando no seu pé. E, ainda, que muitos profissionais de outras áreas ganham mais ou até o dobro do que você.

Você quer ser funcionário público para ter estabilidade no emprego, até descobrir que se transformou num profissional frustrado, deixando a sua criatividade ser obstruída por uma máquina administrativa rançosa e debilitada.
Pense em algo que realmente gostaria de fazer pelo simples prazer de fazer (algo que faria de graça) e comece a reescrever a história da sua vida através de pequenas atitudes
Cada pensamento é um tijolinho imaginário a ser alicerçado com o amálgama de fé na construção de um sonho. Quando Walt Disney apresentou seu projeto Disneylândia, foi chamado de louco. Em nenhum momento falou de dinheiro, mas de levar alegria às pessoas.

"Se você construir ele virá" – do filme 'O campo dos sonhos'. Ray Kinsella (personagem interpretado por Kevin Costner) também foi chamado de lunático quando decidiu afetar sua plantação de milho para construir um campo de baseball. O que estava por vir era algo que ele não poderia imaginar.
Por isso, antes de construir um projeto, saiba que ele nasce primeiro na sua imaginação. O arquiteto jamais pensa em dinheiro quando está criando. Apenas concebe o sonho. Depois estuda, planeja, corrige falhas e realiza!

A única forma de realizar nossos sonhos é assentando um tijolo de cada vez aqui e agora. Isto sim, é SUCESSO! O dinheiro é apenas uma consequência.
Não perca mais tempo! Não perca mais vida!

Por Getúlio Gomes - http://getuliogomess.blogspot.com.br/

VOCÊ ACREDITA EM DESTINO?



VOCÊ ACREDITA EM DESTINO?


Eu não. Mas acredito em sincronicidade.
Não acho que Deus daria o Livre Arbítrio ao ser humano para, tirá-lo em seguida, com um destino já determinado. Que diabo de livre arbítrio é esse?

Imagina o seguinte: Eu ganho um carro (suponhamos que seja a vida) sem as rodas/pneus (suponhamos que seja o livre arbítrio). Um carro sem rodas não me levará para lugar nenhum. De que adiantaria o carro, se não houvesse um propósito, uma finalidade, uma utilidade? E Isso me faz pensar que vir ao mundo com o destino já traçado é navegar às cegas e morrer na praia sem nenhum sentido. O livre arbítrio é a prerrogativa que tenho de decidir que direção tomar, o que desejo aprender nesta vida e aonde quero chegar com ela. Então posso colocar rodas/pneus no carro, se é o meu desejo ir onde quiser, mas com a consciência de que a responsabilidade é minha.
Algumas pessoas vivem dizendo que "o destino a gente não pode mudar", porque já vem traçado. É a opinião delas e respeito. Mas é o mesmo que dizer que "no próximo natal dar-lhe-ei 50 mil reais, porém você não poderá gastá-los, não poderá doá-los, nem mesmo aplicá-los".

Se o destino já vem traçado, seria correto dizer que no ano que vem, mês dia e horário, tal coisa acontecerá comigo, não posso? Ou será que vim nesse mundo para não trabalhar, não casar, não plantar uma árvore? Posso ficar deitado esperando um ótimo emprego, que as coisas acontecerão dentro do que já está traçado para mim, não posso?
Posso nada! As coisas acontecerão exatamente de acordo com o que estou plantando agora. Portanto, para mim, a única coisa que posso mudar é o meu destino porque tenho o livre arbítrio para tal. Pena que poucas pessoa utilizam dele – ou utilizam inadequadamente – e colocam a culpa no destino.

Quem usa, pelo menos, uma pequena parcela de seus potenciais? Quase ninguém. Tenho certeza que você que lê este texto agora, é muito mais que isso. Mas por comodismo ou querendo justificar a sua incompetência (temporária, eu garanto) ajusta os pensamentos para reforçar a crença sobre o destino. Claro! Ele é sempre o culpado.
Eu sou o próprio destino. Meu livre arbítrio é o GPS que traça as coordenadas dos caminhos que escolho. Se escolho o caminho errado, vou sofrer. Se escolho o caminho certo, serei feliz.
Pense nisso!

Por Getúlio Gomes - http://getuliogomess.blogspot.com.br

POR QUE AS PESSOAS QUEREM MUDAR E NÃO CONSEGUEM?


POR QUE AS PESSOAS QUEREM MUDAR E NÃO CONSEGUEM?

As pessoas não conseguem mudar porque não querem sair da sua zona de conforto. Porque não querem se transformar.
Mudar significa sair daqui para lá e levar consigo todos os seus pensamentos, sentimentos e ações. Transformar, não. Transformar é muito mais profundo do que mudar porque se cria uma nova plástica diante da vida.

As pessoas não se transformam por vários motivos: por vaidade, por orgulho, por apego a velhos hábitos e, principalmente, por medo. Elas vivem em sono letárgico. Não acordam para uma nova realidade com medo de perder a segurança, com medo de perder o amor de alguém, com medo de ficar sozinho, com medo de perder a tranquilidade, medo de perder dinheiro, medo de ter medo. Que horror!
O ciclo do medo é assim: a pessoa tem medo de não conseguir algo. Quando consegue, fica com medo de perder. Quando perde o que conseguiu, fica com medo de não conseguir novamente. E assim ela fica nesse ciclo indeterminadamente.

Você conhece aquela frase, "Se melhorar estraga?". Estraga não é porque está bom demais, é porque não melhorou, estraga porque a pessoa ficou parada e não procurou novas possibilidades, pois o que é bom sempre pode ser melhorado.
Tem uma estória de duas moscas que caíram no copo de leite e se grudaram no fundo. Uma se debateu por alguns segundos e logo desistiu e acabou morrendo. A outra continuou se debatendo desesperadamente numa luta insana para se salvar até que o leite coalhou, virou manteiga. Então ela finalmente pôde escapar. Então ela pensou: "Agora eu sei o que fazer nesses casos". Outro dia ela caiu novamente em um copo com líquido e começou a se debater desesperadamente repetindo o mesmo padrão de antes, só que desta vez nada aconteceu. Depois de algum tempo ela morreu de cansaço. Outra mosca que estava observando comentou: "Porque ela fez isso? Bastava voar para a borda do copo".

A primeira experiência que ela teve foi em um copo de leite que se coalhou depois dela se debater. Pensando que nunca mais precisaria repetir o sucesso de outra maneira, não percebeu que no segundo copo tinha água.
É preciso entender que o sucesso não acontece de um só jeito, um só método. Há de se repetir o sucesso de muitas maneiras que sejam capazes de ultrapassar limites e testar novas capacidades. Só assim a pessoa se mantém. Chegar em primeiro lugar é fácil. Difícil é se manter lá por muito tempo.

Outra coisa é compreender a Lei da Impermanência, pois tudo acaba um dia, tudo morre um dia. Até você vai morrer e terá que deixar tudo aqui, apesar de todo seu apego. Eu nunca vi ninguém levar o caminhão de mudanças junto do caixão, alguém já viu?
Tem gente que vive fazendo rituais de prosperidade para melhorar de vida e não melhora. Rituais são processos energéticos, e não é que eu não acredite em rituais. Pelo contrário, eu acredito. Mas não existe nenhum ritual no mundo que faça você conseguir um emprego se não mandar currículo ou avisar a todos da sua lista de contato; ganhar dinheiro se não trabalhar; conseguir um namorado(a) se não sair de casa. Só conheço dois rituais que funcionam: O ritual da Ação e o ritual do Trabalho. Sem ação e sem trabalho você não consegue nada, sua vida não se transforma.
Seria muito fácil alguém predizer que meu futuro será de sucesso e, portanto, acreditando nisso eu posso deitar e esperar o futuro chegar sem fazer nada. Mas não é assim que funciona. Se eu não fizer nada, se eu não levantar a bunda da cadeira e fazer a minha parte para buscar resultado, meu futuro será um desastre.

Presta atenção na sua vida, no que você está fazendo com você, no que você está se transformando ou em quem você está se transformando e saberá exatamente como será o seu futuro sem precisar que ninguém diga isso.
Por isso, olhe para o presente. Se a gente ficasse apenas sonhando com o futuro, acordaríamos diante de uma realidade que será um pesadelo. Mas se ficássemos presos no passado, quanta coisa boa ainda teríamos para viver, não é verdade? Pois é. Você acredita que as coisas do passado é que eram boas? Claro! Tem muita coisa antiga que é útil até hoje, mas não são todas e quase todas ou foram sucateadas ou sofreram transformações. Se nada se transformasse, ainda estaríamos assistindo novela na televisão Colorado em preto e branco, e não na TV de plasma que temos hoje com altíssima qualidade de som e imagem. Ainda estaríamos andando de fusca - não que ele fosse um carro ruim, não é isso - mas a tecnologia está aí para ser utilizada em nosso favor. Portanto, carros com freios ABS, direção hidráulica, airbags e tantas outras tecnologias, são o resultado da transformação. Eu nem consigo imaginar que a gente viajava a mais de 100 km por hora em carros que não tinham um mínimo de segurança, como era o fusca de antigamente. Ainda estaríamos fazendo comida em fogões à lenha; passando roupa no ferro à brasa; ouvindo música em disco de vinil e tomando Grapette ou Crush.

Os primeiros mainframes exigiam espaço físico de pelo menos 60 metros quadrados. Hoje é possível armazenar muito mais informação nos atuais laptops, notebooks ou net books que a pessoa pode carregar debaixo do braço, do que era possível armazenar num mainframe.
É claro que tudo isso é bom de lembrar. Mas o que você prefere: Ficar lá no passado ou acompanhar a evolução? O passado é história, já passou. Então você não deve ficar preso lá, por nada! Nem por causa das coisas ruins, nem por causa das coisas boas. É aqui no presente que você vai transformar a sua vida.

Por outro lado, a transformação pode doer porque exige disciplina e vontade, porque ela acontece principalmente no seu interior e não somente no exterior. Só transformando interiormente é que seremos capazes de agir e viver de acordo com o que queremos, permitindo que este acontecimento se torne visível pelo lado de fora de nós.
É preciso coragem para sair da inércia, enfrentar o medo e desapegar-se de coisas e de velhos padrões. Precisamos quebrar paradigmas, rever velhos hábitos que muitas vezes confundimos com a nossa própria personalidade. Quem nunca ouviu dizer: "Eu sou assim mesmo". É uma tristeza quando a pessoa diz "que é assim mesmo, que nasceu assim e que vai morrer assim". Isso significa que ela sequer percebeu que a própria vida pede mudanças, chega até a forçar a barra de vez em quando como se quisesse dar uma sacudida para que ela acorde.

Quanto mais tempo ela não se der conta disso, mais duro terá que trabalhar para conseguir algum resultado nessa transformação, pois somente ela é que pode se libertar. Ela pode até pedir ajuda de alguém, de um profissional, recorrer a um tipo de terapia, mas todo o trabalho é feito por ela mesma, e a transformação só ocorre quando ela tomar consciência disso!
Você quer se transformar?

Eu posso atuar como um agente transformador, mas você é o responsável por essa transformação. Se você só qué, qué, qué, qué mudar, mas não tem a coragem de fazer nada, fique tranqüilo. Daqui alguns anos a gente se encontra e terei imenso prazer de dizer: "Você não mudou nada! Continua igualzinho!".
Getúlio.

http://getuliogomess.blogspot.com.br