INSTITUTO BIOSEGREDO

Minha foto
O Instituto busca ensinar o individuo a viver melhor, com alegria, motivação e com padrões mentais capazes e gerar mais segurança e confiança em si mesmo. Um lugar para encontros e reencontros de amigos e descobertas que despertarão o verdadeiro signicado da palavra VIDA.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

NEGÓCIO: A NEGAÇÃO DO ÓCIO.

Você sabia que na Grécia antiga o povo tinha o hábito de praticar a filosofia do ócio?
FILOSOFIA DO ÓCIO: É o tempo de meditação que uma pessoa disponibiliza diariamente e disciplinadamente para refazer suas energias e se encontrar com seus verdadeiros paradigmas.
Até pouco tempo no Brasil, em cidades do interior, era comum após o almoço dar uma cochilada para fazer a digestão.
No México, ainda é costume fazer uma “siesta”.
A palavra ÓCIO tem origem grega e significa “não fazer nada”.
Se você tiver disponibilidade de tempo para não fazer nada, o que acontecerá?
Provavelmente como você está em estado de tensão o tempo todo, irá dormir, porque quando o ESPIRITO necessita de alimento nós dormimos para alimentá-lo energeticamente.
Mas, se você conseguir fazer disso um hábito, chegará o momento em que não haverá mais necessidade do sono físico, então, o seu cérebro começará a pensar.
Provavelmente nos primeiros dias, em consequência do acumulo de informações que recebemos por segundo do mundo externo, seu cérebro dominará seus pensamentos. Mas, se você insistir em se autoconhecer, perceberá que os pensamentos registrados não são os do mundo externo, mas sim de você mesmo, do seu coração. Este é o estado de ÓCIO.
Os orientais chamam esta prática de MEDITAÇÃO.
Experimente se colocar à disposição de seu corpo para realizar esta tarefa, mesmo que seja por obrigação para poder sentir depois o prazer deste exercício.
Mas antes de se entregar aos seus pensamentos, exercite um pouco a sua respiração.
Você sabia que respiramos somente com uma pequena parcela da capacidade torácica que temos e não introduzimos no nosso corpo todo ar que realmente necessitamos? E quando estamos estressados nossa respiração curta e acelerada aumenta nosso ritmo cardíaco e eleva nossa produção de adrenalina (não pelo coração, mas em associação) comprometendo nosso sistema imunológico.
Então respire profundamente pelo nariz, enchendo primeiramente seu abdômen de ar, para depois deixar o ar subir aos pulmões.
Em seguida solte o ar pela boca, fazendo barulho para senti-lo saindo. Mentalize que junto com o ar expelido está também o seu sistema imunológico regenerador celular devolvendo ao universo toda energia que já foi utilizada pelo seu organismo, restabelecendo a saúde no seu corpo.
Repita esta respiração por alguns minutos. O tempo necessário para sentir o controle de você mesmo e observe sua respiração, pausada e tranqüila.
Agora sinta seu corpo. Observe sem julgamento, só observe. Não tente impedir nenhuma sensação, somente sinta.
Quando você perceber que seu corpo está relaxado e tranqüilo, então, se entregue aos seus pensamentos.
Você perceberá que o seu sentir é prazeroso, pois seus pensamentos virão do seu interior e ainda o quanto você sabe e pode.
Você produzirá melhor, porque perceberá que não é uma máquina de responder reflexos condicionados dos padrões externos.
Você será você, com toda a criatividade que possui: um atributo divino que só por você pode ser manifestada através do SENTIR.


Por Dárcio Cavallini


Nenhum comentário:

Postar um comentário